fbpx
Eliminando a Reverberação2019-08-14T05:44:58+00:00

Project Description

ELIMINANDO A REVERBERAÇÃO

Reverberação é a reflexão do som, ou seja, quando um som é emitido, ele bate em um obstáculo, como por exemplo uma parede, e retorna, havendo mistura destes sons, gerando o que chamamos de reverberação.

REVERBERAÇÃO

A reverberação é gerada em locais que não há nenhum ou quase nenhum material que absorva o som, ou seja, materiais macios, como sofás, cortinas, tapetes, armários, etc. Facilmente identificamos uma reverberação quando utilizamos o exemplo de quando entramos em um apartamento vazio, sem moveis, percebe-se naturalmente essas reflexões (eco).

Para eliminar a reverberação, quando se trata de salas fechadas, seja estúdios, home theater, escritórios, igrejas, restaurantes, etc., se bem que vai depender muito do pé direito do local (altura), ressaltamos que o principal ponto de reverberação é o teto, assim, colocar revestimento acústico no teto dos ambientes irá reduzir ou eliminar estas reflexões.

Não podemos generalizar como uma “receita de bolo”, pois como dissemos acima, a altura influencia muito na especificação da espessura do revestimento acústico, e também o nível de ruído existente (decibels) e a frequência do ruído (Hz), mas a espuma de 30mm são, geralmente, suficientes para esta finalidade de eliminar a reverberação.

Há fórmulas que calculam a reverberação atual e posterior a instalação, que são muito uteis para acertarmos a espessura do material a ser instalado.

Se colocarmos muito revestimento o local ficará com o som “morto” que chamamos de “surdo”.

Para se ter ideia, em estúdios de gravação o ideal é ter um “delay” (atraso, reverberação) máximo de 1,5 a 2 segundos, se passar disso tem reverberação, e atrapalhará nas gravações ou entendimento do som, e se tiver menos, acaba “matando” as frequências médias e agudas, ficando apenas os graves mais notáveis.

A voz masculina tem frequências de 250 a 700Hz, e a feminina de 550 a 1000Hz.

ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO

Você precisa de algum serviço de tratamento acústico? Preencha o formulário e entraremos em contato.

Ir ao Topo