Project Description
INFLAMABILIDADE DOS REVESTIMENTOS ACÚSTICOS
É de suma importância conhecer este assunto antes de comprar os revestimentos acústicos em espuma ou mesmo saber sobre lã de rocha/vidro/pet.
INFLAMABILIDADE
Ao fabricar um revestimento em espuma, as fábricas colocam um produto químico que retarda a propagação das chamas, ou seja, ao atear fogo, a chama não se espalha rapidamente como em espumas normais — por exemplo, espumas de colchões e estofados.
Dependendo da classificação da espuma com o retardante a chamas, o fogo apaga após cerca de cinco segundos ou menos, evitando se alastrar e promover um incêndio no ambiente. Esta espuma leva o nome de autoextinguível, que nada mais é do que uma espuma com retardante a chamas.
Nunca use espumas de colchão ou similares pois são combustíveis (pegam fogo), pois em caso de um curto circuito, o fogo se alastrará rapidamente e consumirá o que estiver no ambiente.
Ao procurar os revestimentos em espuma para comprar, é comum encontrarmos modelos diferentes, como dissemos no artigo modelos e espessuras, pois há diversos fabricantes. Mas tome muito cuidado! Você encontrará espumas bem baratinhas, cerca de 1/3 do valor de uma espuma de qualidade (chamadas de espumas de colchão ou similares), exatamente por não serem espumas autoextinguíveis e, em caso de um curto circuito, o fogo vai se alastrar rapidamente e consumir o que estiver no ambiente.
Por levar este liquido antichamas, as espumas acústicas se tornam mais caras do que as espumas inflamáveis, é porque este produto químico para retardar as chamas é caro, e precisa ser agregado ao custo do material.
A classificação “B” dos Bombeiros é uma ótima espuma antichama, pois a classificação “A” é praticamente incombustível, e nesta classificação “A” encontram-se as lãs de rocha, vidro ou pet, que não pegam fogo.
Há empresas que fazem laudos das espumas, uma bem conhecida é o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), e quando você for comprar as espumas pergunte ao vendedor se é auto extinguível e qual a classificação, o ideal é ser C ou B, menos que isso (D) está propicia a pegar fogo.
Se você for fazer seguro do local onde as espumas estão sendo instaladas, haverá necessidade de apresentar o laudo do IPT ou outro órgão competente, e se não tiver o laudo, a seguradora não fará este seguro.
ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO
Você precisa de algum serviço de tratamento acústico? Preencha o formulário e entraremos em contato.