Project Description
SALA DE MÁQUINAS
O tratamento acústico em diversas salas de máquinas (sala de gerador, compressor, ar condicionado, bombas e etc) deverá ser realizado para reduzir o ruído.
ISOLAMENTO
Nos dias de hoje, muitos condomínios estão utilizando sistema de geradores de energia para contornar a falta de energia elétrica, entretanto, estes geram muito ruído e devem receber tratamento acústico de isolamento.
O tratamento acústico em sala de gerador de energia é similar ao de uma sala de compressor e central de ar condicionado, tendo como objetivo não deixar o ruído destes equipamentos vazarem da sala e atrapalhar outros ambientes próximos, ou mesmo vizinhos.
Paredes e Teto
Em salas de geradores de energia, as paredes devem ser construídas em alvenaria, preferivelmente, sendo melhor em bloco de cimento, que oferece mais isolamento, e ter laje — se não houver, deverá ser feito um forro com isolamento mínimo de 50 dB, podendo utilizar Drywall com Lã de 50mm.
A sala de gerador não poderá ter nenhuma abertura para ventilação, pois haverá entrada e saída de ar através dos atenuadores de ruídos.
Portas
Uma porta acústica deverá ser instalada na sala, que dependendo do isolamento desejado, deverá ser de 30 dB a 50 dB de isolamento, e pelo tipo de ambiente, utilizamos as portas acústicas em chapa de aço carbono.
O nível de ruído de uma sala de gerador é alto, que varia de 100 a 120 decibels, dependendo da potência (Kva) dos motores, e requer mais cuidados no isolamento. Já as outras salas que mencionamos acima, precisam ter paredes que isolem pelo menos 40 a 50 dB, pois o nível de ruído da central de ar condicionado não é tão alto, geralmente não excedem 85 dB, e a sala de compressores pode chegar a cerca de 95 dB.
Revestimento Acústico
Os revestimentos acústicos ajudam indiretamente no isolamento, pois sendo instalados nas paredes e teto, eliminam a reverberação, reduzindo o nível sonoro interno. Eles podem ser feitos em espumas acústicas de 50 mm de espessura (modelos auto extinguíveis) ou material em lã de PET ou rocha de 50 mm com proteção mecânica (tela), cuja função é eliminar completamente a reverberação (ECO) na sala, além de ter os atenuadores de ruído na entrada e saída do ar.
O nível de ruído de uma sala de gerador é alto, algo que varia em torno de 100 a 120 decibéis, dependendo da potência (Kva) dos motores, e requer mais cuidados no isolamento. Já as outras salas que mencionamos acima, precisam ter paredes que isolem pelo menos 40 a 50 dB, pois o nível de ruído da central de ar condicionado não é tão alto, geralmente não excedem 85 dB, e a sala de compressores pode chegar a cerca de 95 dB.
Atenuadores de Ruído
O isolamento desejado estará no comprimento dos atenuadores de ruído, e deverá ser calculado por um profissional de acústica. Trata-se de um produto em formato de túnel, com lamelas revestidas com lã de 50mm, para isso, utilizamos duas peças, uma chamada atenuador de saída de ar, instalado junto a saída de ar do gerador, no radiador. A diferença do radiador do gerador com o do carro, é que no carro o ar é puxado de fora para dentro, e no gerador, de dentro para fora, gerando, na sala, pressão negativa, assim, deverá ser instalado também o atenuador de entrada de ar, localizado na parede oposta ao atenuador de saída de ar, possibilitando a troca de calor (sai o ar quente pelo radiador e entra o ar frio por outro ponto).
Importante: ar condicionado
Um sistema de ar condicionado será necessário para o conforto térmico em ambientes. E hoje usamos muito o sistema split, ou centrais de ar condicionado, quando a potência tiver que ser alta.
ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO
Você precisa de algum serviço de tratamento acústico? Preencha o formulário e entraremos em contato.