fbpx
Tratamento Acústico em Sala de Máquinas2019-08-14T05:45:24+00:00

Project Description

SALA DE MÁQUINAS

Tratamento acústico realizado para uma sala de grupo gerador, para sala de compressores, para sala de ar condicionado e similares.

ISOLAMENTO

Nos dias de hoje, muitos condomínios estão utilizando sistema de geradores de energia para contornar a falta de energia elétrica, entretanto, estes geram muito ruído e devem receber tratamento acústico de isolamento.
O tratamento acústico em sala de gerador de energia é similar ao de uma sala de compressor e central de ar condicionado, tendo como objetivo não deixar o ruído destes equipamentos vazarem da sala e atrapalhar outros ambientes próximos, ou mesmo vizinhos.

Paredes e Teto

Em se tratando das salas de geradores de energia, devem ser construídas em alvenaria, preferivelmente, sendo melhor em bloco de cimento, que oferece mais isolamento, e ter laje — se não houver, deverá ser feito um forro com isolamento mínimo de 50 dB, podendo utilizar Drywall com Lã de 50mm.

A sala de gerador não poderá ter nenhuma abertura para ventilação, pois haverá entrada e saída de ar através dos atenuadores de ruídos.

Portas

Uma porta acústica deverá ser instalada na sala, que dependendo do isolamento desejado, deverá ser de 50dB ou 45 dB de isolamento, e pelo tipo de ambiente, utilizamos as portas acústicas em chapa de aço carbono.

O nível de ruído de uma sala de gerador é alto, que varia de 100 a 120 decibéis, dependendo da potência (Kva) dos motores, e requer mais cuidados no isolamento. Já as outras salas que mencionamos acima, precisam ter paredes que isolem pelo menos 40 a 50 dB, pois o nível de ruído da central de ar condicionado não é tão alto, geralmente não excedem 85 dB, e a sala de compressores pode chegar a cerca de 95 dB.

Revestimento Acústico

Os revestimentos acústicos ajudam indiretamente no isolamento, pois sendo instalados nas paredes e teto, eliminam a reverberação, reduzindo o nível sonoro interno. Eles podem ser feitos em espumas acústicas de 50 mm de espessura (modelos auto extinguíveis) ou material em lã de vidro ou rocha de 50 mm com proteção mecânica (tela), cuja função é eliminar completamente a reverberação (ECO) na sala, e na entrada e saída do ar, além de ter atenuadores de ruído.
O nível de ruído de uma sala de gerador é alto, algo que varia em torno de 100 a 120 decibéis, dependendo da potência (Kva) dos motores, e requer mais cuidados no isolamento. Já as outras salas que mencionamos acima, precisam ter paredes que isolem pelo menos 40 a 50 dB, pois o nível de ruído da central de ar condicionado não é tão alto, geralmente não excedem 85 dB, e a sala de compressores pode chegar a cerca de 95 dB.

Atenuadores de Ruído

O isolamento desejado estará no comprimento dos atenuadores de ruído, e deverá ser calculado por um profissional de acústica. Trata-se de um produto em formato de túnel, com lamelas revestidas com lã de 50mm, para isso, utilizamos duas peças, uma chamada atenuador de saída de ar, instalado junto a saída de ar do gerador, no radiador, que difere do radiador do carro (puxa o ar para dentro do motor), ele empurra o ar para o lado de fora, gerando na sala pressão negativa, assim, deverá ser instalado também o atenuador de entrada de ar, localizado na parede oposta ao atenuador de saída, de ar, tendo entrada e saída de ar, inclusive possibilitando a troca de calor (sai o ar quente pelo radiador e entra o ar frio por outro ponto).

Importante: ar condicionado

Um sistema de ar condicionado será necessário para o conforto térmico na igreja, e hoje usamos muito o sistema split, ou centrais de ar condicionado, quando a potência tiver que ser alta.

ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO

Você precisa de algum serviço de tratamento acústico? Preencha o formulário e entraremos em contato.